Av. Ari Parreiras, 394 A - Jardim Icaraí - Niterói - RJ

INDICAÇÕES
A Acupuntura Neurofuncional pode ser considerada a primeira escolha para o tratamento dos distúrbios funcionais e da dor, notadamente das dores musculoesqueléticas agudas ou crônicas, de forma isolada ou combinada a outras opções terapêuticas. Abaixo se apresenta um texto sobre Distúrbios Funcionais, de reconhecimento recente pelos médicos.
Outra indicação que se destaca atualmente é o tratamento de sequelas da infecção pelo coronavírus, tanto os problemas psicológicos como os físicos.
Distúrbios funcionais, ou neurossomáticos são aqueles cuja etiologia é desconhecida, incerta, idiopática, para os quais os clínicos só podem oferecer tratamento paliativo, de alívio de sintomas. De reconhecimento recente, na verdade não se consegue estabelecer a etiologia destas doenças porque muitas vezes o paciente apresenta queixas clínicas bem antes do aparecimento de lesões estruturais nos órgãos.
Essas queixas são devidas á alterações funcionais no sistema nervoso, que podem ser identificadas por uma história e exame físico detalhados, e pela exclusão de causas orgânicas através de exames laboratoriais e/ou de imagem. Por outro lado, muitas vezes os Distúrbios Funcionais dão origem a alterações estruturais no organismo.
Os distúrbios funcionais (incluindo a dor) são a causa mais frequente de procura pelo médico. Muitos destes distúrbios podem ser CURADOS pela acupuntura neurofuncional, e quando isto não é possível, a melhora clínica é a regra.
Os distúrbios funcionais podem ser de três tipos principais:
1) Relacionados com estruturas superiores do sistema nervoso, que envolvem mudanças funcionais endócrinas e autonômicas, como na resposta ao stress, na síndrome de fibromialgia e nos sintomas que a acompanham. Incluem alterações cognitivas e do humor (depressão, ansiedade), distúrbios comportamentais e do sono, etc...
2) Relacionados principalmente com as vísceras, como distúrbios digestivos (dispepsia, colo irritável, dor abdominal atípica), urinários (bexiga irritável, enurese noturna), cardiocirculatórios (palpitações), respiratórios (respiração curta, asma brônquica), reprodutivos (disfunção erétil), alteração de fluxo menstrual (encurtamento ou alongamento do ciclo, cólicas), etc.
3) Relacionados com o sistema musculoesquelético, como as Síndromes Dolorosas Miofasciais (de músculos e fáscias).
(vide adiante).
A segunda grande indicação da Acupuntura Neurofuncional é o tratamento da dor, definida pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP, sigla em inglês) como uma experiência sensorial e emocional desagradável e associada com lesão tecidual real ou potencial ou descrita em termos de tal lesão. É portanto uma experiência subjetiva, e pode ocorrer na ausência de lesões ou após as mesmas não existirem mais.
A dor pode ser classificada como predominantemente nociceptiva (como na agressão à um tecido por trauma, por exemplo em cirurgias), inflamatória (como na artrite reumatoide, ou em doenças inflamatórias em diferentes sistemas), e neuropática (implica em lesão do nervo, como na neuropatia diabética, por alcoolismo, por vírus, etc).
A dor miofascial é um caso a parte e poderia ser considerada como uma dor funcional. Como no caso dos distúrbios funcionais, a mesma não é identificada por exames laboratoriais ou de imagem, e isso explica porque boa parte dos médicos não a reconhecem em sua prática. As dores miofasciais correspondem à principal causa de dor (entre 70 e 90% dos casos) em pacientes atendidos numa clínica ambulatorial, e é a que melhor responde ao tratamento com acupuntura. Veja em TEXTOS DO AUTOR neste site o artigo " Dor de cabeça, na coluna, nos membros, no quadril, etc... Entenda o que é Dor Miofascial "
Em todos os casos, o especialista em acupuntura deve ser capaz de diferenciar a verdadeira causa da dor que um paciente apresenta, para instituir a técnica mais adequada ao seu tratamento. Uma hérnia de disco lombar em um paciente com lombalgia não é necessariamente a causa da dor daquele paciente e, na verdade, o é em pequena proporção.
Por isso a clínica, destacando-se o exame funcional, é soberana. Os exames complementares, de sangue, urina, fezes ou de imagem, servem para afastar ou confirmar a hipótese aventada, e são solicitados sempre que indicados.
Assim, as principais indicações da Acupuntura Neurofuncional constituem:
Condições dolorosas
-
Dor associada à infecção recente por coronavírus
-
Dor no pescoço e na cintura escapular, incluindo torcicolo.
-
Dor no dorso.
-
Dor no ombro (traumas, síndrome do manguito rotador, ombro congelado).
-
Dor no cotovelo (cotovelo de tenista, cotovelo do golfista, dor no olecrano).
-
Dor no punho (síndrome do túnel do carpo, síndrome do canal de Guyon, síndrome De Quervain).
-
Dor na mão.
-
Dor nos dedos da mão e dedo em gatilho.
-
Dor lombar aguda ou crônica.
-
Dor ciática.
-
Dor na articulação do quadril.
-
Dor na articulação sacro ilíaca.
-
Pubite (comum em corredores)
-
Dor na coxa
-
Dor no joelho
-
Dor no tornozelo
-
Dor no pé, incluindo devido à Neuroma de Morton
-
Dor decorrente de atividade de trabalho
-
Dor por excesso de atividades físicas ou de lazer
-
Dor decorrente de traumas, entorses
-
Dor pós-cirúrgica
-
Dor depois de retirado aparelhos de imobilização
-
Dor devido à artrite crônica agudizada
-
Dor da fibromialgia, associado a outros tratamentos
-
Dor na face por neuralgia de trigêmio
-
Dor na face por outras causas (articulação têmporo mandibular, associada à dor de cabeça, cervicalgia etc...
-
Dor de cabeça por tensão (cefaléia tensional)
-
Dor de cabeça em salvas (cefaléia em salvas)
-
Enxaqueca
-
Cólica renal
-
Cólica menstrual
-
Crise de Gota
-
Dor abdominal atípica
-
Dor devido ao Herpes Zoster agudo
-
Dor devido à neuralgia pós-herpética.
-
Dor devido à cistite intersticial (bexiga irritável).
Condições não dolorosas
-
Paralisia Facial por frio (Paralisia de Bell)
-
Sequela de Acidente Vascular Cerebral (com instituição precoce do tratamento)
-
Rinite, sinusite, asma brônquica, associada a outros tratamentos
-
Alteração de fluxo menstrual (aumento ou diminuição do fluxo, encurtamento ou alongamento do ciclo, cólica)
-
Distúrbios gástricos (gastrite), dor abdominal atípica, associado ou não a outros tratamentos
-
Taquicardia com exames do coração normais
-
Cólon irritável
-
Prisão de ventre
-
Enurese noturna (xixi na cama à noite)
-
Náuseas e vômitos da gravidez
-
Náuseas e vômitos devido a quimioterapia
-
Ansiedade, como coadjuvante no tratamento ou isolada
-
Depressão, como coadjuvante no tratamento ou isolada
-
Insônia, como coadjuvante no tratamento ou isolada
-
Stress e distúrbios relacionados ao stress.
-
Distúrbios viscerais ou psicológicos associados à infecção por coronavírus (insônia, depressão, ansiedade)
As dores musculoesqueléticas agudas ou crônicas podem ser minimizadas ou prevenidas por exercícios de fortalecimento e alongamento adequados, acompanhando o tratamento por acupuntura ou em seguida ao mesmo. O Dr. Marcio Dias orienta o paciente neste sentido.